01 junio 2007

Novas descobertas arqueológicas no Monte Molião

Foto
mara dionísio Ver Fotos »
A arqueóloga Elena Móran mostra as novas descobertas no Monte Molião, em Lagos

Esta foi uma semana cheia de surpresas para Elena Morán, arqueóloga da Câmara de Lagos, uma das responsáveis pelos trabalhos que têm decorrido no Monte Molião.

TEMAS: Arqueologia

Foram encontradas cetárias, ou seja, tanques de salga de peixe, na rua que dá acesso ao Molião, durante a abertura de valas para a canalização de um empreendimento que irá nascer um pouco mais à frente.

«É um verdadeiro achado, porque não havia nenhuma referência». Estão em bom estado de conservação, embora o esgoto antigo já tenha partido o rebordo superior dos tanques», garantiu Elena Morán.

No terreno estão a trabalhar quatro arqueólogos, contratados pela empresa promotora da obra, a Molião Lda, que irão fazer o estudo arqueológico do local.

«Os vestígios serão preservados e tentaremos ver qual a direcção das salgas», explicou Elena Morán, visivelmente entusiasmada.

«Estas salgas mostram que em toda a baía de Lagos havia produção industrial de preparados de peixe», adiantou a arqueóloga.

Um pouco mais acima, foram também encontradas fossas com lixos romanos, que correspondem aos materiais encontrados no Monte Molião.

«Estas fossas, cuja utilidade não se sabe ainda, estão cheias de fragmentos de cerâmica fina».

No entanto, «só depois deste estudo se saberá o que são e para que serviam», concluiu a arqueóloga Elena Morán.

fuente: Barlavento online

No hay comentarios: