09 junio 2007

Complexo Megalítico de Rego da Murta

con permiso del portal amigo ArchPort:

Escavações na Anta II do Rego da Murta

(integrado no projecto TEMPOAR - Territórios, Mobilidade e Povoamento no Alto Ribatejo)

20 de Agosto a 01 de Setembro

(vagas limitadas)

Local: Alvaiázere (distrito de Leiria)

Período: Neolítico/Calcolítico

Tipo de Estação: Dólmen de corredor

Condições: Estadia e alimentação

Direcção: Doutora Alexandra Figueiredo

Trabalhos a desempenhar:

Durante a estadia os alunos irão receber formação vária sobre os items:

Prospecção e identificação de locais, escavação em open área, uso de estação total, GPS, fotografia vectorial, sistema de informação geográfica, análise de materiais e inserção dos mesmos na base de dados, análise osteológica e odontológica.

No final os alunos recebem um certificado de participação.

Os fins-de-semana são livres, no entanto se interessados poderão integrar as actividades lúdicas e culturais, normalmente programadas pelo grupo (espeleologia, orientação, mergulho, parapente, etc).

Pequena descrição do monumento:

O Monumento em estudo implanta-se numa vasta plataforma de depósito fluvial, integrado num complexo de 10 monumentos.

Arquitecturalmente, é construído por blocos de pequenos esteios em calcário, matéria-prima local, que perfazem uma câmara semi-circular e um corredor que pouco se diferencia deste e que se prolonga para SE, tal como a Anta I do Rego da Murta (localizada a menos de 500 metros).

A câmara tem de diâmetro máximo cerca de 4 metros e o corredor prolonga-se num comprimento de 3 metros por cerca de 1 metro de largura.

A sua boa preservação permite exumar uma grande quantidade e diversidade de objectos, na sua maioria intactos (vasos, um grande número de pontas de setas, alabardas, objectos simbólicos, como placas de xisto, botões em osso, contas de colar, etc.), as ossadas humanas (contando-se até ao momento com cerca de 50 indivíduos) e fauna (desde coelho, lebre, cavalo ou zebro, cão, porco, ovelha, etc.)

Acesso: Após a passagem da Ponte da Ribeira do Rego da Murta, na localidade do Ramalhal, na estrada nacional que liga Tomar-Alvaiázere, vira-se na primeira cortada à direita numa estrada de terra batida percorrendo até chegar a um lagar em ruínas a cerca de 1 Km. A Anta II localiza-se a 100 metros à esquerda do moinho, no meio do eucaliptal.

Para a inscrição basta enviar nome, idade, contacto e pequeno curriculum para alexfiga@ipt.pt

Alexandra Figueiredo

Instituto Politécnico de Tomar

967544224

No hay comentarios: